top of page

GRUPOS DE TRABALHO (GT's)

GT 01 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS

 

Juliano Delai (Professor da rede estadual em Amambai)

Tânia R. Zimmermann (UEMS)

 

Para teóricos como Leff (2001) e Sachs (2002), aspectos da atual crise ambiental corroboram para questionar a racionalidade e os paradigmas teóricos hegemônicos que impulsionaram e legitimaram o modelo de crescimento econômico na maioria dos países no mundo.  Nesse sentido, discutir a sustentabilidade ecológica torna-se um imperativo para repensar a reconstrução da ordem política e econômica enquanto condição para a sobrevivência de todos os seres. Hoje se percebe o crescente esforço para incorporar a temática em programas acadêmicos, instituições governamentais e de ensino básico bem como em comunidades locais. Além disso, experiências e iniciativas educacionais levam em consideração diversos grupos culturais para visibilizar e assumir suas importantes contribuições para um desenvolvimento sustentável.

 

GT 02 - LAICIDADE, RELIGIÃO E DIREITOS HUMANOS NO BRASIL

 

Vitor Hugo Rinaldini Guidotti (UEMS)

Fabricio Antonio Deffacci (UEMS)

 

Nos últimos anos verifica-se no Brasil uma série de fenômenos sociais onde a laicidade do Estado, reconhecidamente um dispositivo que presume a neutralidade em matéria de religião, é “posta em xeque”. Os aviltamentos ao Estado Laico são observados, a título de exemplo, nos âmbitos legislativo, executivo e judiciário, englobando as ações da Frente Parlamentar Evangélica, o não reconhecimento de religiões enquanto tais por decisões de magistrados e o uso da máquina pública para fins proselitistas. Este panorama nos remete a refletir sobre os efeitos que a violação da laicidade do Estado pode implicar, e até mesmo em que medida este dispositivo, configurado do modo que está, representa uma garantia para a dignidade humana no que tange as relações entre Estado e religiões, sejam hegemônicas ou minoritárias. Neste sentido,  fruto do “Grupo de Estudo Laicidade, Religião e Direitos Humanos no Brasil”, desenvolvido na UEMS, unidade de Amambai no decorrer de 2018, este GT se propõe a reunir trabalhos que versem sobre as diversas abordagens – seja numa perspectiva teórica ou a partir discussão de dados empíricos – do Estado Laico e da laicidade, as discussões a respeito da religião enquanto conceito sociológico e/ou historiográfico e das pesquisas a respeito das religiões no contexto brasileiro, além do debate que envolve o escopo dos direitos humanos. Tais temas podem ser discutidos articulados ou separadamente. A participação no GT é aberta a todos/as os/as interessados/as, incluindo àqueles/as que não participam do Grupo de Estudo.

 

GT 03 - ENSINO DE HISTÓRIA E PESQUISA: INTERDISCIPLINARIDADE E METODOLOGIAS

 

Marinete Aparecida Zacharias Rodrigues (UEMS)

Viviane Scalon Fachin (UEMS)

 

Este Grupo Temático tem como objetivo criar um espaço para o debate e a reflexão de temas e problemáticas envolvendo o ensino de história e a pesquisa com ênfase para as questões interdisciplinares e teórico-metodológicas. Convidamos estudantes da graduação, pós-graduação, professores da Educação Básica e do Ensino Superior para fazer parte deste exercício acadêmico apresentando ideias, projetos e sugestões que possam contribuir para aperfeiçoamento das metodologias de ensino e pesquisa na áreas de História, Ciências Sociais e Educação, em especial.  Pretendemos também agregar propostas que discutam a relevância dos saberes empíricos na problematização dos contextos locais para a constituição do conhecimento científico – apresentado e construído nas aulas – assim como as metodologias no exercício da docência em meio aos desafios atuais.

 

GT 04 - CORPORALIDADES E IDENTIDADES: O CORPO COMO AGENTE OU LOCUS DE PRODUÇÃO IDENTITÁRIA – GÊNERO, ETNIA, ETARIEDADE, TRIBALISMO URBANO E SUAS MANIFESTAÇÕES CORPORAIS

 

Fernando Lucas Garcia de Souza (UEMS/UFGD)

 

Voltados para as discussões que envolvem o Corpo, especialmente suas agências políticas e identitárias, pretendemos neste Simpósio Temático discutir trabalhos que tomem a corporalidade, as práticas e representações corporais como ponto de partida para pensar a construção de identidades em diferentes sociedades. Deste modo a problemática do corpo feminino, o masculino, o transexual, as disciplinas, a sexualidade, a juventude e a velhice, a modificação e a estética corporal, a limpeza e a sujeira, os esportes, as danças e outros possíveis usos do corpo, bem como a sua sacralização e a profanação, são alvo de nosso interesse nas discussões propostas.  Interessa nos ainda discutir as agências políticas do corpo em nossa sociedade, ou seja, a maneira como o corpo é instrumentalizado como espaço tanto de disciplina quanto de resistência, a partir da disputa entre indivíduo e sociedade por sua posse.

 

GT 05 - SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO, ESTÁGIO DOCÊNCIA, METODOLOGIA E PRÁTICAS DE ENSINO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

 

Kátia Karine Duarte (UEMS)

Getúlio Lima (Professor da rede básica de ensino do Estado de Mato Grosso do Sul)

 

O presente GT tem como objetivo discutir a Sociologia no ensino médio, considerando as contribuições que tratem das políticas públicas em educação; a formação docente e o momento de estágio, bem como as metodologias e práticas de ensino realizadas por professores da educação básica. Desta forma, serão aceitas pesquisas concluídas ou andamento; relatórios de estágios produzidos no âmbito dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e as produções realizadas por professores da educação básica.

 

GT 06 - TERRITÓRIOS, TERRITORIALIDADES, EDUCAÇÃO E GÊNERO A PARTIR DOS COLETIVOS INDÍGENAS NO SUL DO BRASIL

 

Célia Maria Foster Silvestre (UEMS)

 

O GT propõe receber comunicações e discutir aspectos relacionados aos territórios da fronteira do Brasil com o Paraguai, a partir da presença dos coletivos indígenas. No processo de colonização, o grande território guarani – tekohá guasu – foi expropriado e dividido, definindo a atual configuração composta por países, estados, municípios e algumas poucas aldeias. É esse contexto que enseja o desenvolvimento capitalista, atingindo fortemente os coletivos indígenas. Na contemporaneidade, os Kaiowá e Guarani estabelecem suas vivências a partir de suas práticas culturais e da relação com as instituições não indígenas. A dinâmica própria da sociedade ocidental, aliada às poucas terras agricultáveis disponíveis nas reservas, coloca novas exigências para esses coletivos e eles procuram acessar algumas vias, como a escola, o trabalho assalariado e cada vez mais, a universidade, como formas de ser e estar no mundo, que não estão separadas da busca da compreensão histórica e do reconhecimento étnico.  Nesse sentido, as categorias de território, gênero, e educação, ganham vigor, quando relacionadas às vivencias dos coletivos indígenas, no que se refere às narrativas das e dos estudantes indígenas, às pesquisas, às ações de extensão e projetos de ensino.

GT 07 -  CIÊNCIA POLÍTICA: TEORIA E EMPIRIA

 

Sabrina Areco (UEMS/Amambai)

Victor Garcia Miranda (UFMS/Campo Grande)

 

O GT pretende acolher diferentes objetos e formas de abordagem dos fenômenos políticos. Isso engloba pesquisas que tratam da teoria e do pensamento político; de políticas públicas; de participação política; de eleições, partidos e sistemas partidários e de instituições, entre outras sub-áreas da disciplina de ciência política. A abordagem de tais temas permitirá que se explore a política em suas diversas manifestações e das tensões internas da disciplina. Além disso, possibilitará que se trate, de maneira bem fundamentada, dos desafios do presente em uma conjuntura marcada pela instabilidade política e pela regressão de direitos sociais. Pensando as relações entre o Brasil atual e a chamada “crise democrática” compartilhada entre os diferentes países de regime democrático-liberal, o GT irá pensar sobre as eleições de 2018, os potenciais e limites do voto e dos partidos como instrumento de participação e as possibilidades de aprofundamento democrático a partir dos acúmulos deste campo disciplinar.

 

X Semana Acadêmica de Ciências Sociais – UEMS/Amambai

II Encontro de professores de Sociologia do Ensino Médio de Mato Grosso do Sul

SOCIO-LOGIAS:

Ciências Sociais, Educação e Direitos Humanos

bottom of page